domingo, 31 de janeiro de 2010

Redes Sociais Virtuais e Sustentabilidade

Os artigos de janeiro cobriram questões que considero relevantes para o futuro do planeta: capacidade de suporte, superpopulação e pegada ecológica. O nosso grande desafio neste século é estabilizar o crescimento populacional e reduzir os danos ao meio ambiente causados pelo nosso padrão de vida insustentável. O problema mais grave, e que precisa de solução nas próximas décadas, são as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. Mas a lista é grande! O primeiro passo para a sustentabilidade é a conscientização e a mudança de atitude de cada indivíduo. O segundo, criar uma enorme rede de indivíduos engajados para construir um planeta sustentável. As redes sociais virtuais abrem uma janela de oportunidades para atingir esses objetivos. Ferramentas como o Twitter, Orkut, Facebook, Digg, dentre outras, conectam milhões de pessoas a cada hora, e podem ajudar a criar comunidades sustentáveis. Nesse artigo, convido, você leitor, a responder a enquete acima e a compartilhá-la na sua rede virtual. A enquete vai ficar no ar por um mês. No final desse experimento vamos saber quantas pessoas conhecem a sua pegada ecológica (se não conhecem, sugiro o myfootprint.org para fazer o cálculo). Essas pessoas podem fazer parte de comunidades virtuais de vários tamanhos e interesses variados - e podem se tornar sustentáveis. Se você conhece alguma, não deixe de compartilhar essa informação. Vou dar exemplos de comunidades sustentáveis nos próximos artigos do meu blog.

Links:
Calculadora de Pegada Ecológica, Myfootprint.org. Essa calculadora é mais sofisticada do que a do WWF-Brasil e também mais precisa.
Minha pegada ecológica. As viagens de avião são a principal causa da minha alta pegada devido às emissões de carbono. Esse ano, vou reduzir ainda mais os vôos!

Nenhum comentário: