sábado, 23 de janeiro de 2010

Nosso Rastro na Terra

Deixamos um rastro ao passar pela Terra que pode ser sutil ou danoso ao meio ambiente. A pegada ecológica é uma das formas de medir esse rastro, ou seja, o quanto de recursos naturais consumimos para sobreviver [e lazer] e quanto de lixo e danos produzimos. Medi minha pegada em 2009 e, sem surpresa porque ainda voei muito a trabalho, descobri que se todos os habitantes do planeta tivessem a mesma pegada, seriam necessários 3 planetas para nos manter! Tenho feito um grande esforço para cortar as minhas emissões de carbono, um dos principais componentes da pegada, reduzindo 50% das viagens aéreas a cada ano. Em casa usamos eletrodomésticos com baixo consumo de energia, lâmpadas fluorescentes compactas e estamos instalando equipamentos para reduzir o desperdício de água. Nos últimos dois anos, rodamos de carro em média 14 km por dia. Também optamos por bens de consumo mais sustentáveis, ainda que raros de achar. Por último, consumimos menos carne bovina, pelo desmatamento causado e pela saúde. Mesmo com esforço, ainda estou longe de ser considerado um indivíduo green. Então o que fazer para mudar isso? Primeiro, é preciso ter consciência da sua pegada ecológica. Segundo, se esforçar para reduzir uma pegada insustentável. Terceiro, disseminar a idéia para parentes, amigos e colegas de trabalho. Esse último ponto é muito importante porque precisamos de bilhões de pessoas engajadas com baixa pegada ecológica para um planeta sustentável. Ajude a criar essa consciência!

Links importantes:

Pegada Ecológica, Wikipedia.

Exemplo de comunidades sustentáveis, Rede Brasileira de Ecovilas.

Que marcas você quer deixar no planeta? Calculadora de pegada ecológica do WWF-Brasil que usei para medir minha pegada em 2009.

Calculadora de Pegada Ecológica, Myfootprint.org. Essa calculadora é mais sofisticada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Carlos,

Também calculei minha pegada de 2009 no site da WWF e apesar de não ter voado sequer uma vez, também seriam necessários 3 planetas terra para suprir meu modo de vida. Achei muito estranho, pois meu modo de vida pode ser considerado moderadamente ecológico. Bem, sendo assim, em 2010 tentarei transforma-lo inteiramente.
Gostaria de desejar a você um ótimo 2010 e parabenizá-lo pelo blog que esta muito bom.

Um abraço,
Sadeck

Carlos Souza Jr. disse...

Prezado Sadeck,

Há estudos que apontam que se todos os habitantes do planeta tivessem uma baixa pegada ecológica, nós ainda precisaríamos de 3 planetas. Então, a questão é que temos muita gente no planeta para sermos sustentáveis.

Abraço,
Carlos

Elton Rodrigues disse...

Carlos,

veja o meu resultado.

Até que meu estilo/padrão de vida está me mantendo ecologicamente correto, sustentável. Agora é cuidar do crescimento para continuar assim.

Abraço,
Elton