Estou lendo “A Economia Verde...”de Joel Makower sobre desafios e oportunidades para negócios sustentáveis, da perspectiva do setor privado, do governo, das ONGs, dos ambientalistas e dos consumidores. A obra apresenta críticas construtivas para todos esses segmentos. Um dos capítulos trata do perfil dos consumidores – elo fundamental para o sucesso de economia verde e de baixo carbono. Neste artigo, convido você leitor a refletir sobre o seu papel de consumidor, inclusive aqueles ambientalistas. Makower define cinco tipos de consumidores verdes:
Comprometido: sabe o que fazer e o faz freqüentemente.
Em conflito: sabe o que fazer, mas freqüentemente não se preocupa.
Preocupado: quer saber o que fazer, mas não o faz ainda
Confuso: não sabe o que fazer ou como fazer a diferença.
Cético: não sabe e não se importa.
Para enquete fiz algumas adaptações na classificação de Makower. Inclui o tipo Comprometido sem Opção”. Eu me sinto nessa categoria – muitas vezes não temos produtos verdes e informações para tomar a decisão. Modifiquei a definição do tipo “Em Conflito” para: aquele consumidor que tem consciência, mas não está disposto a pagar mais pelo produto verde. Isso é o que mais acontece na prática – o valor do produto pesa na decisão. A definição do consumidor “Confuso” também foi aperfeiçoada: acha que está fazendo a coisa certa, mas não vai a fundo para aprender sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Algumas vezes o consumidor “Confuso" acerta, mas pode estar equivocado quanto a seus hábitos. Por exemplo, nem sempre os produtos locais têm uma pegada ecológica menor do que os produtos produzidos em regiões distantes. Substitui também o consumidor “Cetico “ pelo tipo “Descompromentido. Ceticismo na dose certa é bom – essa é uma das ferramentas mais importantes dos cientistas.
Veja onde você se encaixa e participe da enquete acima!
Link para "A Economia Verde, Joel Makower.
Nenhum comentário:
Postar um comentário